Dedicamo-nos à produção, conservação e comercialização de fruta, com produção própria em cerca de 550 ha espalhados por Portugal.

(351) 262 955 430 R. Principal 167, 2510-772 Usseira Seg - Sáb 8.00 - 18.00
Redes Sociais

Conheça a WESTFALIA

A empresa Westfalia Fruit Iberia é uma parceria entre a GRANFER e a multinacional Westfalia Fruit, com sede na África do Sul.
Ambas as empresas uniram forças para criar um projecto agrícola situado no litoral alentejano, a cerca de 10 km de Alcácer do Sal, região com clima caracteristicamente subtropical, em sintonia com a zona protegida de rede Natura que o envolve. O abacate é o produto produzido nos 150 hectares plantados da exploração. Este fruto pouco conhecido em território nacional é originário das Américas, mais especificamente do México, onde é rei tanto na produção como no consumo per capita. Este fruto invulgar é constituído essencialmente por gordura, proteínas, fibras e praticamente desprovido de hidratos de carbono. Devido ao seu valor nutricional, o abacate é considerado um super alimento, pelo seu teor elevado em Omega3, potássio e níveis baixos de açucares (indicado para diabéticos). A variedade dominante no projecto é a Hass. Considerada como a variedade por excelência no mercado global, é caracterizada pela sua pele rugosa e coloração escura apenas quando maduro. A polpa é de cor verde junto a pele, amarelecendo progressivamente em direção à semente única no centro do fruto. A textura da polpa no ponto correcto de maturação é cremosa e o sabor é intenso a frutos secos (pinhão).

O abacateiro é uma árvore de folha permanente, ou seja mantem a sua folhagem mesmo durante a estação fria. Como tal, é sensível a fenómenos climáticos como geadas que
podem danificar as árvores e/ou produção. Para tal, no projecto WHTN instalou-se um sistema de aspersão que permite proteger o pomar destes eventos.
A rega é feita por fertirega gota-a-gota de ultra baixo débito e monitorizada por sondas de humidade no solo – em conjunto permitem uma rega eficiente e sustentável do pomar,
sem desperdícios de água ou adubo. Como o abacate é um fruto que só inicia o processo de maturação depois de colhido, pode ter períodos longos de colheita, desde Novembro até Abril. Ainda que com pouca tradição portuguesa, o abacate é um fruto em franca expansão a nível global, com cada vez mais fãs. A divulgação do abacate é impulsionada também pelas redes sociais, sendo o fruto mais fotografado nas mesmas, com especial foco num estilo de vida mais activo e saudável. Segundo a American Heart Association, duas porções de abacate por semana podem reduzir até 21% o risco de ataque cardíaco.
Já tomou a sua?”
-Francisco Lopes